domingo, 15 de maio de 2011

PC do B -FÁTIMA VIANA.

Fátima Viana: Natal mais Humana, com uma bancada Comunista

Lutar pela humanização da cidade do Natal e eleger uma bancada de vereadores em 2012 se constitui no principal desafio dos comunistas, na capital do Estado.

Por Fátima Viana*

O Brasil segue seu caminho político em busca do desenvolvimento e da justiça social, governado por uma presidenta - a primeira do país -, eleita pelo povo como porta-voz de um programa, elaborado pelo conjunto de forças progressistas que compõe seu governo.

O Rio Grande do Norte também segue um caminho político, mas o mesmo não incorpora a perspectiva do desenvolvimento e da justiça social. Na verdade, os governos estadual e municipal - no Estado potiguar e na sua capital -, seguem caminho diverso, na contramão da política nacional.

O governo do Estado, conduzido pelo DEM e aliados não apresentou até o momento as perspectivas para a economia local, os serviços, a segurança. No que se relaciona aos compromissos já assumidos, a governadora sem nenhuma cerimônia e respeito vem a público e anuncia um calote geral. Na mesma esteira, desconsidera o poder legislativo estadual e afirma de forma clara que não implantará o plano de cargo dos servidores, penalizando ainda mais este segmento.

Na capital do Estado, a sociedade não conhece, nos últimos 29 meses, programa de governo, plano de ação ou qualquer outra iniciativa que demonstre a existência de uma Administração Pública municipal, a não ser pelas peças propagandísticas, que consomem grande parte do orçamento.

A educação municipal, em meados do semestre letivo, se encontra com várias escolas paralisadas por falta de instalações adequadas, além das irregularidades e que envolvem o fornecimento de merenda escolar.

A saúde, principal peça propagandística da campanha eleitoral da atual prefeita, enfrenta caos nunca visto. Tem sido tema de audiências públicas, dos movimentos sociais, do Ministério Público e se constitui em verdadeira tragédia social.

Os serviços de asseio e conservação da cidade retrocederam. O abandono da cidade é de tal monta, que já não se realizam a limpeza e poda dos canteiros desde os festejos natalinos. A pavimentação esburacada desde o inverno anterior não teve qualquer manutenção. O mato cresceu, o lixo se acumulou, as ruas alagaram e a sociedade está ameaçada novamente pela dengue.

Compromissos rotineiros como o pagamento do aterro sanitário e da coleta de lixo estão em atraso; postos de saúde são desativados por falta de pagamento do aluguel, da energia elétrica e falta de medicamentos. Somam-se ainda a este quadro as denúncias de corrupção e a falta de zelo da gestão municipal, objeto de apuração pelo Ministério Público.

Enfim, a cidade do Natal está à deriva. Não tem comando! Não tem rumo nem autoridade política para responder às demandas. Não dispõe de meios para restabelecer o funcionamento dos serviços tão caros à população de baixa renda.

A sociedade e a cidade clamam por novo comando e perspectiva, capaz de fazer crescer a economia, elevar a qualidade de vida da população e garantir o pleno funcionamento dos serviços públicos, preservando o equilíbrio ambiental do município.

No ano de 2012, a sociedade está chamada ao desafio de recolocar nossa cidade no trilho do desenvolvimento sustentável, bem como ampliar a participação das forças políticas sociais mais avançadas no Poder Legislativo municipal.

Para tanto, é preciso construir um projeto político de nova qualidade, com as forças sociais mais avançadas. É necessário eleger um novo representante no poder executivo, sintonizado com o projeto nacional de desenvolvimento, capaz e conseqüente para construir uma NATAL MAIS HUMANA.

No que respeita ao Poder Legislativo municipal não há mais empecilho a implementação da ampliação da bancada de vereadores, que ocorrerá na próxima legislatura. No caso da Câmara Municipal do Natal/RN, o número de vereadores passará a 29, o que implica na redução do quociente eleitoral, podendo facilitar a renovação naquela Casa.

Nesse sentido, o Partido Comunista do Brasil no Município do Natal/RN, convoca todos os cidadãos e cidadãs a fortalecer suas fileiras, como forma de acumular forças e reunir capital eleitoral suficiente, para reposicionar a cidade no trilho do desenvolvimento e eleger uma bancada de vereadores no legislativo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário